Talvez você ainda não tenha descoberto o potencial que as almofadas possuem para embelezar os ambientes. Lisas, estampadas, super coloridas, discretas, grandes ou pequenas: o fato é que estes acessórios decorativos macios e confortáveis são imprescindíveis para criar espaços bonitos e aconchegantes. Engana-se quem pensa que estes artigos desempenham apenas um papel coadjuvante nos espaços – as almofadas concedem harmonia aos ambientes e podem até mesmo centralizar as atenções de uma decoração, tudo a depender do conceito desejado, das texturas aplicadas e da disposição dos itens no local.
Quer saber como usar as almofadas na decoração da forma mais adequada para seus espaços? Então confira algumas dicas especiais para decorar com estilo e bom gosto recorrendo a estes itens versáteis e confortáveis!
FIQUE DE OLHO NA QUANTIDADE E NO TAMANHO DAS ALMOFADAS
Para montar uma decoração moderna e despojada, prefira um número ímpar (3 ou 5) de almofadas. Neste caso, um conjunto de almofadas grandes fica mais bonito e ousado, porém, é preciso se atentar às proporções do espaço. Almofadas enormes em salas muito compactas, por exemplo, não ficam bacanas. Já nas decorações clássicas, onde a simetria e a regularidade predominam, aposte em um número par (4 ou 6) de almofadas. O tamanho delas deve ser compatível com o sofá ou cama que adornam.
SEJA CRITERIOSO NA ESCOLHA DAS CORES, FORMAS E PADRÕES
Existem opções de almofadas para todos os gostos e tipos de decoração. Além disso, elas podem ser encomendadas sob medida, a fim de gerar um efeito mais original e cheio de personalidade. Independentemente destas inúmeras possibilidades, na hora da escolha é preciso ser bastante criterioso. Para decorações modernas, aposte em cores vibrantes, estampas étnicas e formas geométricas. Os padrões arredondados ou retangulares são os mais recomendados neste tipo de estilo. Em propostas menos ousadas, prefira as almofadas quadradas mais convencionais. Em relação às cores e estampas das almofadas clássicas, fique com as tonalidades neutras, florais delicados, estampas xadrez, adamascadas e listradas.
ESCOLHA O TECIDO DE ACORDO COM O ESTILO DA DECORAÇÃO
Nas decorações básicas e menos pretensiosas, opte por tecidos como linho, crepe e algodão. Já nas decorações clássicas e luxuosas, aposte em tecidos como veludo, seda, camurça e shantung. Um toque de brilho cai muito bem nos estilos mais sofisticados e ambientes mais espaçosos. Já nas decorações étnicas, nada melhor do que abusar das almofadas indianas ou das estampas de porcelana chinesa.
USE A CRIATIVIDADE
Para obter um efeito jovial e descontraído, faça um mix de cores, texturas e proporções. Use almofadas de tamanhos e tecidos diferentes, além de organizá-las de maneira irregular. Outra dica bacana é usar a criatividade para confeccionar suas próprias capas de fuxico ou patchwork. Claro que se esta for a sua opção, é necessário avaliar se artigos artesanais combinam com sua décor. Em todo caso, essas ideias ficam melhores em ambientes como salas de televisão, quarto e áreas externas.
DICAS EXTRAS:
- No inverno, escolha fronhas de tonalidades escuras e tecidos quentinhos e aconchegantes. No verão, aposte nas fronhas de tecidos claros e frescos;
- Procure não optar por uma almofada que seja exatamente da cor do objeto (cama, recamier, cadeira) que ela adorna. Opte por tonalidades que estejam dentro da paleta da decoração, ou seja, que não destoem e ao mesmo tempo fujam do óbvio;
- Em decorações claras e iluminadas, você pode escolher entre usar almofadas alegres e estampadas para dar um ar de sofisticação ao ambiente ou utilizar cores sólidas para dar um toque dramático à décor;
- Use e abuse das almofadas nas salas de leitura, salas de televisão e quartos. No caso deste último cômodo, uma excelente alternativa é transformar as almofadas em cabeceira.
E aí, gostou das nossas dicas? Você faz uso das almofadas em toda a sua versatilidade na sua decoração? Deixe-nos um comentário e compartilhe suas dicas conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário